quarta-feira, 25 de novembro de 2009

INTRODUÇÃO

A razão para o nosso interesse por este assunto está no aumento, alarmante, em todo o mundo, nas décadas de 80 e 90, do número de pessoas com excesso de peso e obesidade.
Como pode ser visto no artigo médico de Noël e Pugh (Artigo 1 de ARTIGOS MÉDICOS no MENU à esquerda), essa epidemia não tem diminuído com as orientações liberadas pelos órgãos competentes.
Muito, ainda, tem que ser esclarecido para que se possa tomar uma conduta efetiva no combate a essa epidemia.
Mas, os referidos autores empregam uma frase que, por si só, justifica o nosso trabalho na confecção desse blog: "Apesar de que o controle da obesidade, basicamente, requer estratégias baseadas na população, os médicos podem, e devem, proporcionar cuidado individual efetivo."

Fazendo um levantamento na "web", sobre obesidade, observamos que grande parte desse tema, ou é explorado de maneira promocional, ou é tratado de modo superficial.
Logicamente, alguns assuntos são de grande nível e, por esta razão, procuramos cita-los em LINKS E BIBLIOGRAFIA.

Por outro lado, em virtude da alta prevalência do excesso de peso e da obesidade, é grande a exploração na mídia exaltando o poder milagroso de determinada dieta.

Acontece, que não há qualquer dificuldade em se encontrar uma dieta que leve ao emagrecimento em pouco tempo. Na realidade, o problema reside no fato de que 90% das pessoas que emagrecem, recuperam ou ultrapassam o peso anterior, depois de algum tempo.
Emagrecendo e recuperando o peso com novas dietas, essas pessoas passam a fazer parte do, popularmente denominado, "Clube do Ioiô".

Por esta razão, esse blog se propõe a mostrar condutas, simples e objetivas, que ajudem alguém a se conduzir nessa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário